PUBLICIDADE

Câmara vota aumento dos repasses da União para saúde

PUBLICIDADE

A votação do projeto de lei complementar (PLP-01/2003), que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que trata do repasse de recursos da União, dos estados e dos municípios para ações de saúde pública, é o principal item da pauta de votações da Câmara na semana. A matéria começou a ser discutida na semana passada, mas não houve acordo sobre o repasse dos recursos da União, por isso, sua votação foi adiada.

O projeto em discussão no plenário, de autoria do ex-deputado Roberto Gouveia, estabelece que a União deverá repassar 10 % da receita bruta corrente por ano para a saúde, o que equivaleria a cerca de R$ 70 bilhões no ano que vem. Atualmente, a União repassa cerca de R$ 44 bilhões. O PLP estabelece que os Estados deverão destinar à saúde 12 % dos recursos dos impostos arrecadados e os municípios 15 % do dinheiro proveniente dos impostos.

Além da regulamentação dos recursos para a saúde, constam da pauta de votações da Câmara as propostas de emenda à Constituição (PEC) que regulamentam a Defensoria Pública, definindo atribuições e prerrogativas dos órgãos; a que acaba com as votações secretas nos três níveis de Legislativo (federal, estaduais e municipais); a que define o número de vereadores de acordo com a população dos municípios, além do projeto de lei da reforma política, entre outras proposições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE