PUBLICIDADE

Chance de CPMF não ser votada este ano é mínima, diz Viana

PUBLICIDADE

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), disse hoje (22) que “é mínima a chance” de o Senado não votar este ano a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O imposto tem validade até 31 de dezembro. A prorrogação precisa ser aprovada até essa data para que a CPMF continue em vigor no ano que vem.

Tião Viana disse que o governo “tem de correr para dialogar com o Senado” e garantir a aprovação da CPMF. “Para obter suas intenções, alcançar suas expectativas, o primeiro passo é o diálogo intenso com essa Casa, um diálogo à luz do dia e pautado nos interesses da sociedade”, disse. “O governo tem amplas condições de construir um entendimento com o Senado porque aqui é uma Casa madura”, acrescentou.

O presidente interino disse que pretende conversar com a relatora da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), para saber a agenda de trabalho para discussão e votação da matéria. De acordo com o Regimento Interno do Senado, a proposta de emenda à Constituição que prorroga a CPMF tem 30 dias para tramitar na CCJ.

Desses, 15 são para a relatora elaborar o parecer – prazo que termina em 30 de outubro – e os outros 15 dias para discussão e votação.

“A primeira conduta, em vez de ser uma imposição de prazos à relatora, tem de ser o diálogo. Tentar pactuar um diálogo onde se debata amplamente e com profundidade uma matéria da dimensão e do valor político e social que tem a CPMF e fazer com que ela [Kátia Abreu] seja respeitada como relatora na condução de um debate que vai envolver consciência política, responsabilidade social, política e os interesses partidários”, comentou o senador.

Segundo Tião Viana, a possibilidade de votar a CPMF antes do recesso parlamentar de fim de ano e evitar convocação durante esse período para discutir a matéria “vai depender do calendário acordado entre os líderes e o governo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE