A convenção dos Democratas neste sábado, em Sinop, na câmara, durou cerca de três horas e reuniu membros do partido, futuros candidatos a vereadores, prefeito e lideranças da sigla. Por unanimidade, foi aprovada a nova composição do diretório municipal, com o deputado Dilceu Dal’Bosco presidindo o partido. O ex-prefeito Antônio Contini, que respondia pela comissão provisória, é o vice. Eva Aparecida Dal’Bosco assume a secretária e, o ex-secretário de Indústria e Comércio Norival Curado, é o tesoureiro.
Dilceu destacou, ao Só Notícias, que a convenção marca o início dos trabalhos do DEM, que no ano que vem entra como um forte candidato nas eleições, visando a prefeitura e também o Poder Legislativo. “Aguardavamos estas convenções para desencadear o processo de planejamento, organização e estratégia para as eleições de 2008”, declarou. “Devemos marcar de imediato reuniões com pré-candidatos, em especial de vereadores, mostrando nossa análise, visão, por meio de palestras, apresentações. Enfim, o que deva ser feito nas eleições, buscando também uma agenda de participação nos bairros, eventos e até atividades partidárias”, disse.
O Democratas já registra 26 pré-candidatos a vereadores, segundo Dal’Bosco e, destes, 17 devem ser oficializados. “Teremos 12 homens e no mínimo cinco mulheres, mas podendo ser mais destas, para ter uma chapa completa”, ressaltou.
Até o final da convenção o partido contabilizava 1.842 mil filiados. A meta, segundo Dilceu, é chegar a três mil, até o ano que vem. “Pelo que conheço de Sinop, acredito que é possível ter este total no ano que vem”, frisou.
O partido também deve, segundo o novo presidente, consolidar o Democratas Mulher e Jovem. “A partir da criação deste nosso diretório, já podemos criar os outros dois. Estes são dois segmentos que muitas vezes ficam a margem do processo e temos que inserir a mulher e o jovem na política, pois são o futuro”, salientou. Dilceu acenou que por enquanto não há definição das coligações que serão consolidadas, mas diálogos devem ser buscados com outros partidos.
A sigla tem como pré-candidatos à prefeitura de Sinop o vice-prefeito Aparecido Granja e o suplente de senador Jorge Yanai. Este último, durante pronunciamento na tribuna, disse que as eleições do ano que vem “serão importantes para o futuro de Sinop e que alianças estão a cargo das lideranças”.