PUBLICIDADE

Gilney Viana entra na disputa para presidente do PT nacional

PUBLICIDADE

O PT definiu a realização de debates em dez capitais entre os candidatos a presidente do partido. O primeiro será no Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro, entre os sete petistas que participam da disputa: Gilney Amorim Viana, Markus Sokol, Valter Pomar, José Eduardo Cardozo, Jilmar Tatto, José Carlos Miranda e Ricardo Berzoini, o atual presidente.

As datas dos debates foram definidas ontem pela comissão organizadora do PED (Processo de Eleições Diretas).

Pelo calendário aprovado, os próximos debates acontecem em São Paulo (dia 26/10), Belo Horizonte (dia 27/10), Fortaleza (dia 8/11), Recife (dia 9/11), Salvador (dia 10/11), Curitiba (dia 22/11), Porto Alegre (dia 23/11), Brasília (dia 29/11) e Belém (dia 30/11).

Os locais dos debates e os horários ainda não foram divulgados.

Regras

Pelas regras definidas pela comissão organizadora do PED, os debates serão divididos em duas fases. Na primeira, haverá um sorteio que definirá a ordem de fala de cada um dos sete candidatos, que terão dez minutos cada um para fazer a sua exposição. Na seqüência, responderão a perguntas feitas pelas pessoas que acompanham o debate da platéia.

Na segunda fase, a ordem do sorteio será invertida e cada um dos sete candidatos terá cinco minutos para fazer seu pronunciamento.

Eleições

O primeiro turno das eleições internas do PT está previsto para 2 de dezembro. O segundo turno vai ocorrer em 16 de dezembro –se nenhuma chapa alcançar mais de 50% dos votos no primeiro turno.

Entre as regras para escolha do PED está a fixação de um percentual mínimo de 30% de mulheres na composição da direção partidária.

O PT vai instalar uma urna na sede da legenda em Brasília onde poderão votar os filiados cadastrados até 1º de novembro deste ano. O partido vai divulgar a lista completa de locais de votação do PED até o dia 12 de novembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE