Para acelerar e fiscalizar a instalação de serviços de telefonia móvel no interior de Mato Grosso, que ainda não dispõe desse serviço, a Assembléia Legislativa do Estado vai criar uma comissão especial inicialmente por seis meses, podendo ser prorrogada. O requerimento, que pede a criação da comissão foi apresentado pelo líder do PMDB na Assembléia Legislativa, Adalto de Freitas (Daltinho).
Recentemente, o Governo do Estado oficializou o compromisso de garantir a instalação da telefonia celular nos municípios, informando que dará isenção de ICMS até o valor investido pelas empresas para a instalação da estrutura exigida para a prestação de serviço de telefonia celular nas cidades. De acordo com as empresas, o custo para implantação dos serviços alcança a cifra de aproximadamente R$ 600 mil por município. O deputado contabilizou que serão investidos R$ 10,2 milhões para atender os 17 municípios do Araguaia. Pelo acordo com o governo, as empresas de telefonia que operam em Mato Grosso irão dividir a responsabilidade para viabilizar a prestação de serviços.
As prefeituras terão que conseguir, no mínimo, mil assinantes em cada cidade, sendo que desse total a metade deverá ser de pessoas que possuam telefones pós – pagos. O Governo do Estado assumiu o compromisso de subsidiar aos usuários a aquisição dos aparelhos telefônicos.