O governador Blairo Maggi está hoje em Moscou. Acompanhado do vice-presidente da Famato – Federação da Agricultura de Mato Grosso-, Rui Prado, ele terá audiência com parlamentares russos e, amanhã, se encontra com o ministro de Moscou que supervisiona o comércio internacional. Outra audiência nesta sexta-feira é com a Associação Russa de Importadores de Carnes. O objetivo é convencê-los a derrubar as barreiras comerciais para exportar a carne produzida na região Norte de Mato Grosso. A falta de habilitação do Nortão impede a venda de carne para o Mercado Comum Europeu, um grande cliente do Brasil.
Assim como fez no estado russo de Stravopol, Blairo mostrará que Mato Grosso não tem, desde 1999, focos de aftosa. “A região Norte servia de proteção ao Pará, que tinha registros de aftosa. E agora o Pará está habilitado e nós ainda temos essa zona sem liberação. Estamos há quase doze anos sem foco da doença, o Instituto de Defesa Sanitária está organizado e equipado e pronto para continuar a política de defesa sanitária”, destacou Blairo.
Mato Grosso tem 48% do rebanho bovino – o que corresponde a 51% dos municípios – credenciado para o comércio internacional quando o destino é a Europa