O encontro com o governador da região de Stavropol, na Rússia, Alexander Tchernogorov, abriu a agenda de compromissos do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi em sua segunda viagem internacional este ano. Nesse primeiro dia, a comitiva também se reuniu com dirigentes universitários e empresários russos. Maggi permanece na Rússia até sexta-feira.
No primeiro compromisso, com uma diferença de sete horas no fuso horário em relação a Mato Grosso, o governador Blairo Maggi recebeu informações sobre a economia de Stavropol e apresentou também dados sobre a economia de Mato Grosso. A região tem muitas pontos similares em relação à economia mato- grossense, como a produção de cereais e fruticultura, porém, Stavrópol se destaca na produção de vinhos.
Maggi fez um convite ao governador russo para visitar o Brasil e conhecer Mato Grosso. Segundo Vettorato, Alexander Tchernogorov se mostrou bem interessado devido às potencialidades do Estado, conhecidas na apresentação. “Ele viu que Mato Grosso tem o que mostrar”, comentou o secretário.
Na visita à Universidade de Stavrópol, em que mais de 35 mil alunos estão matriculados em cursos na área agrícola e mecânica, a comitiva se reuniu com professores e reitores que conheceram as potencialidades de Mato Grosso. Ele explicou que o conhecimento dos russos em relação ao Estado é pequeno, assim como o conhecimento dos mato-grossenses em relação à economia, cultura e potencialidades da região deles também era mínima. “Mas ficaram muito interessados em saber como é, o que temos”, informou.
Ainda no primeiro dia de agenda a comitiva se reuniu com empresários da região, especificamente do ramo de fertilizantes, engenharia rodoviária, entre outros. Um dos pontos citados por Vettorato, que chamou atenção dos empresários mato-grossenses, foi um novo sistema de asfaltamento para frio, que tem o óleo de soja como um dos principais componentes. “Na verdade foi uma troca de experiência. Os empresários russos e mato-grossenses trocaram informações sobre mercado, demandas da região. Carne e soja também foram assuntos discutidos”, acrescentou.
Vettorato informou que a recepção russa foi muito calorosa e destacou ainda que o governador Blairo Maggi foi homenageado em várias oportunidades, nos diversos encontros.
Como na Rússia a diferença de fuso horário para Mato Grosso são de sete horas, a comitiva irá cumprir o último compromisso oficial do dia, um jantar às 19 horas, com autoridades da região (que lá representa o mesmo que Estado/Unidade da Federação no Brasil).