Parlamentares aprovaram, na sessão de ontem à noite, a instituição e regulamentação do vale-transporte. O projeto é de autoria do vereador Elder Biazus (PT). “Trará benefícios principalmente àquelas pessoas que não possuem locomoção própria, em especial a categoria dos trabalhadores”, comemorou o parlamentar.
Também aprovado o projeto de lei 70/07 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 580 mil para atender a dotações orçamentárias do Poder Executivo. O projeto 64 autoriza a prefeitura a alienar através de doação 27 lotes urbanos aos beneficiários do projeto habitacional residencial Aroeira, realizado em parceria com o Governo Federal.
De autoria do parlamentar Marcio Pandolfi (PPS) o projeto 45/2007 obriga a introdução de texto informativo impresso nos carnês de IPTU sobre o direito e isenção desse imposto nos casos previstos em lei. “A importância é divulgar melhor o beneficio da isenção às pessoas que têm esse direto. Com o projeto vigorando todos os que têm dúvidas ou não sabem quais são os critérios que devem cumprir para serem isentos do IPTU, passarão e ser sabedores. O projeto divulgará mais amplamente a lei existente e muitas pessoas saberão e com isso reivindicaram o direto”, explicou.
Na sessão foi encaminhado um projeto que autoriza a prefeitura a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de até R$ 300 mil para a aquisição de ônibus a fim de efetuar o transporte escolar rural. “É de fundamental importância e demonstra a preocupação do Executivo também com as comunidades do interior em trazer com segurança às crianças à escola. É um pensamento futurista, pois no interior serão construídas várias granjas e às famílias poderão ter os seus filhos transportados com conforto e segurança”, destacou o vereador Airton Callai (DEM).
O vereador Mano (PSDB) fez duras críticas a respeito da Praça de Pedágio localizada na MT- 449 a cerca de 10 km da cidade. Ele se refere a atuação da Polícia Rodoviária Estadual. “Existe abuso de autoridade e despreparo! Algumas pessoas já chamam o local de lagartinho II. Cobramos, via oficio, melhorias diretamente com o governador Blairo Maggi e ele imediatamente ordenou que o Coronel Metélo tomasse providências. O coronel entrou em contato comigo e conversamos em busca de algumas idéias, como a de que as pessoas que prestam o serviço residam no município. Outra questão equivocada é que os polícias estão abordando fora da praça de pedágio e essa não é a função, eles têm que proteger a praça e seus funcionários”, criticou.
O parlamentar Pedro Góes (PPS) foi nomeado líder do prefeito na casa de Leis. O edil que esteve representando o legislativo local na 3ª Conferência das Cidades resumiu o acontecimento. “Do evento participaram mais de 600 delegados do Estado, com a participação de representantes de 118 municípios. Foi bastante proveitoso, pois elaboramos pautas de reivindicações para a 3ª Conferência Nacional, para qual foram eleitos 40 delegados que representarão Mato Grosso. Fui o 4° que mais votos recebeu e estarei representado o Estado na condição de suplente e na falta do titular, que é de Rondonópolis, assumo a representação em esfera nacional”, contou.
O vereador Fernando Pael (PT) parabenizou o Departamento de Cultura pela apresentação do espetáculo Os Saltimbancos encenado pelo Grupo de Teatro Arte Viva.
“Parabenizo pelo espetáculo! É uma peça que conheço muito e parabenizo particularmente a professora Sônia pelo brilhante trabalho como professora de teatro e militante cultural, delegada de cultura. Estendo os parabéns a toda à equipe do departamento”, Pael.
O vereador Demetrio Cezar disse estar extremamente preocupado com a segurança pública em Lucas. “Muito sabemos de jovens sendo assassinados, mães sofrendo pela perda e quase sempre são crime motivados pelo envolvimento com drogas. O que peço é para que a polícia investigue todos os casos independentemente do poder aquisitivo da vítima, como já aconteceu, mortes de jovens e até hoje o homicida não foi preso”, cobrou Demetrio.
O presidente em exercício da casa de leis, Raimundo Filho (DEM) está elaborando um projeto para que Lucas tenha uma vila militar. “Justamente para favorecer a vinda dos bombeiros para a cidade, cerca de 20 homens, que são altamente preparados para a função e tenho certeza que com a vila militar o processo será facilitado. Já contatamos com o Governo do Estado e é possível a construção das casas”, acredita o presidente.