Partidos políticos devem fechar até 5 de outubro, suas listas de filiados e apresentá-las à Justiça Eleitoral. A partir desta data, os interessados em candidatar-se a prefeito, vice-prefeito ou vereador, nas eleições municipais do ano que vem, não poderão trocar de sigla, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O chefe do cartório eleitoral em Sinop, Wedson Marques do Amaral, alertou que o TSE deve definir o período em que as listas deverão ser entregues pelos diretórios em cada município. A última atualização foi feita em abril. “Em outros anos o período de entrega foi entre os dias 8 e 14, agora vamos esperar a determinação do Tribunal”, completou.
Podem se filiar eleitores que estiveram em pleno gozo dos seus direitos políticos, sem restrições. A filiação pode ser feita na sede dos partidos, apresentando o título eleitoral, e preencher uma ficha de filiação que será deferida, ou não, posteriormente. Hoje são 11.456.008 filiados a partidos políticos no Brasil, no universo de 126.498.921 eleitores.
O período cadastral de novos eleitores e transferências de domicílio, além de regularizações, serão feitas até 7 de maio do ano que vem. A partir desta data, o sistema será fechado e reaberto somente após as eleições.