O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse há pouco, em entrevista à imprensa, que os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS), Renato Casagrande (PSB-ES) e Almeida Lima (PMDB-SE) já se pronunciaram em Plenário, durante a sessão em que está sendo decidido se o presidente do Senado, Renan Calheiros, perderá ou não seu mandato em função da acusação de quebra de decoro.
Os três senadores foram os relatores da primeira representação contra Renan no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Marisa Serrano e Casagrande apresentaram relatório propondo a perda de mandato do senador – voto acatado pelo Conselho de Ética. Já Almeida Lima apresentou voto em separado propondo o arquivamento do caso.
De acordo com Ivan Valente, estão falando, neste momento, os senadores inscritos – entre vinte e trinta parlamentares. Em seguida, devem ter a palavra a ex-senadora Heloísa Helena, pelo PSOL, o líder desse partido, senador José Nery (PA), como representantes do partido autor da representação, e, por último, o senador Renan Calheiros e seu advogado.
O deputado disse ainda que, como o som do plenário está desligado, os senadores estão precisando se esforçar para ouvir e para serem ouvidos. Ivan Valente é um dos treze deputados autorizados, por meio de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), a participar da sessão plenária, que é secreta