Foi adiada para a próxima semana a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, que estava marcada para hoje, onde seria votado em decisão terminativa projeto de lei (PLS 441/07), de autoria do senador Jaime Campos (DEM) que autoriza o Poder Executivo a criar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Alta Floresta.
As ZPEs, comuns na maioria dos países, são distritos industriais criados para a instalação de empresas voltadas essencialmente para o mercado externo que operam em regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado em relação às demais empresas do país.
Para Jaime Campos, a criação de uma ZPE em Alta Floresta é plenamente justificável, uma vez que a região possui importante atividade agrícola e pecuária, além de constituir o centro comercial da microrregião norte de Mato Grosso.
Alta Floresta também deve ter um terminal para viabilizar o escoamento de grãos e madeira até o porto de Santarém (PA), através da hidrovia Teles Pires-Tapajós, reduzindo custos de transporte.
Além de Alta Floresta, a cidade de Cáceres também poderá ter uma ZPEs.