Pelo menos seis mutirões já estão marcados para alistamento de novos eleitores no município. Além da emissão de títulos, segundo a chefe do cartório eleitoral Marcela Ramalho Teixeira Muniz, podem ser feitas transferências de sessões e regularização cadastral para quem estiver com pendências.
Atualmente, a 21ª Zona Eleitoral, que também abrange Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah, possui 31.104 eleitores cadastrados. Somente em Lucas do Rio Verde são 19.310, que este ano recebeu cerca de 800 novos votantes.
Marcela explica que os eleitores devem aproveitar os mutirões para se regularizar para as eleições municipais, no ano que vem. “Queremos evitar tumulto nos meses antecedentes às eleições”, salientou. O alistamento deve encerrar em maio.
Dois novos postos de votação já foram abertos – escolas Vinicius de Moraes e Angelo Nadim – aumentando para 13. “Os eleitores que moram próximo desses locais podem transferir seus títulos e, já no ano que vem, votar nas novas sessões”, salientou.
O próximo mutirão será sábado, das 13h às 18h, na escola Ângelo Nadin. No dia 1º, será no posto eleitoral de Ipiranga do Norte, entre às 8 e 18 horas. Ainda, nos dias 15, 11 e 29, nas comunidades São Cristóvão, Euclides da Cunha e Groslândia, respectivamente.
Para se cadastrar é necessário ter, no mínimo, 16 anos, apresentar um documento de identificação, comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar. No caso de transferência também é exigido o atual título.