Depois de buscar experiências em municípios da região Sul do país, vereadores de Lucas do Rio Verde solicitaram assessoria técnica da Fundação de Apoio do Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) para avaliação das propostas do plano diretor, na área de urbanismo.
O presidente do Legislativo, Nestor Albrecht, destacou que ainda aguardam uma resposta da fundação em dar apoio e orientações à comissão que faz a análise do projeto, desenvolvido pela prefeitura desde o ano passado e entregue à câmara em maio. “Temos que eliminar os excessos e omissões para acertar o máximo”, salientou.
Com isso, a previsão é que o prazo para conclusão, previsto para três meses, seja prorrogado. A comissão ainda deve marcar audiências públicas para que a população possa apresentar suas reivindicações e sugestões ao projeto. Somente após esse processo deve entrar em votação.
O plano define regras visando ordenar o crescimento da cidade nos próximos anos, tanto nas áreas industriais, comerciais, residências, de lazer e ambiental, no trânsito, esgoto, entre outras, para garantir a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é que o número de habitantes dobre em 3 anos em Lucas do Rio Verde.