O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, protoloca hoje, no Ministério do Turismo os projetos de urbanização e pavimentação do Centro de Eventos e Turismo. Com valor aproximado de R$ 2,5 milhões, o Centro de Eventos e Turismo de Sinop é o segundo complexo deste setor do Estado de Mato Grosso e quando terminado, determinará a consolidação de Sinop como pólo em turismo de negócios e eventos.
A obra – Lançado em fevereiro de 2006, com recursos do Ministério do Turismo, o centro de eventos terá 2.811,44 m² em uma área de 40 mil m². Compreende em um teatro com capacidade para 750 pessoas sentadas e um Centro Expositivo para 650 pessoas. Neste local poderão ser promovidos: exposições artísticas, culturais, feiras entre outros acontecimentos.
No projeto, o centro expositivo tem formato de uma pirâmide invertida, que segundo a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eliani Disaro Fangueiro Pereira, isola a incidência direta da luz solar, mas mantendo uma claridade “quase natural” no interior do prédio.
O complexo também está projetado para atender portadores de necessidades especiais com rampas de acesso e elevador. O estacionamento foi projetado nas laterais do edifício, valorizando o acesso principal ao complexo.
Cerca de 70% do cronograma da 1ª etapa já está concluído. De acordo com o engenheiro responsável, Ítalo G. Neto, toda a estrutura do local já está pronta. A pintura na parte interna já foi iniciada e o piso colocado, detalhes, como a instalação dos vidros, já estão em fase de instalação.
O engenheiro responsável acredita que se tudo correr bem, a previsão é que o Centro de Eventos seja concluído, em novembro deste ano.