PUBLICIDADE

Câmara dos Deputados aprova aumento do FPM para municípios

PUBLICIDADE

O Plenário aprovou em segundo turno, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 58/07, do Poder Executivo, que aumenta em um ponto percentual, de 22,5% para 23,5%, o repasse de tributos da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A matéria deve ser votada ainda pelo Senado, também em dois turnos.

Depois de muito embate entre a base aliada e os partidos de oposição, prevaleceu a regra específica para 2007, segundo a qual o aumento atinge apenas a arrecadação realizada a partir de 1º de setembro. Os repasses para o fundo recaem sobre a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A partir de 2008, o aumento abrangerá a arrecadação do ano todo.

Marcha
A PEC 58/07 foi enviada pelo governo depois do compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aprovar o repasse maior sem os demais itens da reforma tributária. A promessa foi feita a prefeitos presentes à 10º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em meados de abril.

O novo texto enviado à Casa e aprovado hoje decorreu da impossibilidade de o governo arcar com o repasse, estimado em R$ 1,7 bilhão no caso da arrecadação de todo o ano de 2007. A PEC 285/04, da reforma tributária, já previa o repasse maior, mas não a restrição em relação a 2007.

A transferência aos prefeitos ocorrerá sempre em dezembro de cada ano, atendendo às necessidades de muitas prefeituras para quitação do 13º salário do funcionalismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE