PUBLICIDADE

Jovens mato-grossenses criam comitê para participar de ações do governo

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi assina, na próxima terça-feira, o decreto de criação do Comitê Intersetorial de Políticas de Juventude no Estado de Mato Grosso. A população de Mato Grosso está estimada em um milhão de jovens, levando em consideração que o Plano Nacional da Juventude (PNJ) determina que sejam considerados jovens pessoas com faixa etária entre 15 a 29 anos. O comitê então vem suprir a necessidade de que as idéias, propostas e projetos inovadores da iniciativa desse público sejam contemplados nas políticas públicas de governo.

Segundo o assessor especial de Políticas de Juventude, Rafael Henrique Cruz Santos, o comitê surge para colocar o jovem como protagonista de movimentos políticos no Estado. “Desta forma, será possível desenvolver mecanismos efetivos de cooperação e articulação técnica entre as secretarias, dar maior eficácia e visibilidade as ações governamentais voltadas para a juventude, propor estratégias de acompanhamento e avaliação dos programas e projetos voltados para este segmento da sociedade, apoiar e articular os órgãos da administração pública estadual, facilitando a relação com os governos federal e municipal”, detalhou o assessor.

A instalação e funcionamento do grupo ficarão sob a responsabilidade da Setecs, no entanto, o mesmo será composto por representantes das Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), de Planejamento (Seplan), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (SES), Educação (Seduc), de Fazenda (Sefaz), Cultura (SEC), Desenvolvimento Rural (Seder), Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Meio Ambiente (Sema), Esportes e Lazer (SEL), de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), MT Regional e MT Fomento.

“A partir da assinatura do decreto, serão realizadas as conferências regionais da juventude, de setembro a novembro deste ano. Já em dezembro, acontece a conferência em nível estadual e, em março de 2008, será realizada a tão esperada Conferência Nacional da Juventude. Este será o momento de discutirmos o Plano Nacional da Juventude, implantação do conselho para o segmento e apontar políticas públicas que defendam os direitos dos jovens”, destacou Rafael Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE