PUBLICIDADE

CPI quer informações sobre Operação Guilhotina

PUBLICIDADE

Um requerimento solicitando informações sobre a ‘Operação Guilhotina’ foi encaminhado à Secretaria do Estado de Meio Ambiente, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sema. O presidente José Riva (PP) cobrou cópia dos processos que resultaram nas prisões durante a operação e dos processos que foram assinados por engenheiros investigados.

Foram 40 presos, entre empresários, engenheiros e servidores públicos, acusados de envolvimento em um esquema de fraudes na comercialização de madeira. O envolvimento de servidores da própria Sema no esquema e os motivos para a morosidade para despachar os projetos de manejo florestal serão levantados pela CPI.

A comissão também investiga possíveis irregularidades e pendências na pasta que travam a liberação de projetos e licenças para o setor madeireiro, base da economia de muitos municípios mato-grossenses. Para isso, solicitou a relação das Licenças Ambientais Únicas (LAU’s) concedidas nos últimos 10 anos, inclusive as de retirada, transporte e queima de lenha por empresas, informação ano a ano e por regiões, do desmatamento ocorrido em Mato Grosso nos últimos 10 anos, entre outras.

Ontem, os parlamentares ouviram o secretário Luiz Daldegan que admitiu a “falta controle na gestão ambiental”. Na sexta-feira, a comissão realiza uma sessão especial em Sinop, com empresários, madeireiros, segmentos sindicais e representativos da sociedade, para ouvir as principais reclamações e cobranças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE