O governo estadual anunciou hoje que prevê investir R$ 50 milhões na compra de equipamentos rodoviários para a manutenção de ao menos 26 mil quilômetros de estradas estaduais em mais de 12 consórcios, contemplando mais de 120 Municípios.
O governo pretende dividir os custos de manutenção com prefeituras e os consórcios -reunindo produtores- e classifica a ação de “compartilhar tarefas’’.
“Precisamos de vocês nesse momento para fortalecer os consórcios”, disse o vice-governador Silval Barbosa, para prefeitos que participaram do encontro.
O Estado fornecerá uma patrulha para cada consórcio formada por um poclaine, dois patróis, quatro caminhões, sendo um traçado, um cavalo mecânico com caçamba, uma prancha, um rolo compactador, uma melosa e um carro de apoio. Dará apoio com óleo diesel proporcional à quantidade de quilômetros e categorias (A-400 litros por km, B – 250 litros e C- 150 litros). Garantirá, ainda, assistência técnica e gerenciamento, fiscalização e aprovação do plano de execução de cada obra aprovada pelo consórcio.
Caberá aos consórcios a responsabilidade de manutenção do maquinário. O assunto, contudo, voltará a ser discutido com os presidentes dos consórcios, que são os mesmos criados para identificar e fomentar as cadeias produtivas em todas as regiões do Estado por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental.