O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará, na próxima terça-feira, às 10 horas, em Cuiabá, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento (esgoto e tratamento de água) e urbanização. Cerca de R$ 600 milhões serão investidos em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Nenhuma cidade das regiões Norte e Médio Norte foram contempladas inicialmente. Os projetos e valores previstos foram definidos no último dia 16, pelo governador Blairo Maggi e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A cerimônia será no Centro de Eventos Pantanal.
Os detalhes que envolvem a vinda do presidente foram discutidos pela Casa Civil do Governo e um assessor da presidência, que visitou ontem, o local da cerimônia.
A expectativa é que Lula se manifeste sobre o atraso no início das obras da BR-163, do Nortão até Santarém, onde está o porto, para escoar com maior economia e rapidez a safra agrícola e madeira, além de importar insumos com preços menores.
A obra era para começar no primeiro semestre e continua no discurso, mesmo tendo sido inserida, ano passado no PAC. Entidades de Sinop, conforme Só Notícias já informou, identificaram pelo menos 6 pendências que precisam ser sanadas pelo governo federal para iniciar a pavimentação dos mil kilômetros, avaliados em R$ 1,5 bilhão. A pavimentação deve ser feita em 3 anos, quando começar a sair do papel.
(Atualizada às 13:12hs)
Leia mais:
Burocracia e lentidão do governo travam obras da BR-163