Experiências de municípios da região Sul do país estão sendo avaliadas pelos vereadores que trabalham na revisão e análise do Plano Diretor. Recentemente, o presidente Nestor Albrecht e os parlamentares Elder Biazus, que preside a comissão, e Jiloir Pelicioli (Mano), estiveram em Chapecó (SC) e Toledo (PR), conhecendo o processo de desenvolvimento e os problemas enfrentados com o crescimento populacional, na saúde, habitação, segurança pública e educação.
“Estamos estudando e temos que buscar informações pra ver se aquelas leis que estamos aprovando são leis condizentes e ter certeza que irão beneficiar a população”, destacou Elder Biazus, por meio da assessoria.
Nessas cidades, os vereadores constaram a disparidade no crescimento populacional. Em Lucas do Rio Verde, a expectativa é que o número de habitantes dobre em 3 anos. “Será um processo ao longo 10 anos. Nessas cidades há um crescimento de 2,8% e máximo 3% ao ano. Em Lucas estamos tendo aumento de 10% ao ano”, acrescentou Biazus.
Para o vereador Mano, as discussões devem ser ampliadas. “O trânsito precisa passar por melhorias. Toledo, que tem 110 mil habitantes, é melhor dirigir do que em Lucas. É bem sinalizado, planejado, as ruas daquela cidade não condizem com nossa realidade. Temos que fazer um estudo amplo com a sociedade”, salientou.
O presidente Nestor Albrecht declarou que novas visitas estão sendo programadas. “São muito importantes e produtivas. Após a Expolucas, teremos uma missão na região Centro-Oeste, onde visitaremos cidades onde aconteceu uma evolução rápida como se espera em Lucas”, completou.
A análise do projeto começou há cerca de dois meses e a comissão prepara reuniões a audiências com a sociedade, para que a população possa apresentar suas reivindicações. O plano visa ordenar o crescimento do município, definindo áreas para indústrias, residenciais, comércio, reservas ambientais, lazer, expansão da malha viária, urbanismo, social, implantação do parque municipal, esgoto, anel viário, entre outras, para os próximos anos.