O recordista brasileiro nas provas de 100m, 200m e 400m do para-atletismo, Pedro Cezar da Silva Moraes, 33, embarca nesta quinta-feira, 26, com destino aos III Jogos Mundiais de Cegos – IBSA Brasil 2007, que será realizado entre os dias 28 de julho a 08 de agosto, em São Paulo. O evento conta com a participação de aproximadamente 1.600 deficientes visuais de 64 países, e é considerado o torneio com o maior número de vagas garantidas para as Para-olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, onde estarão em disputa 120 vagas para 2008.
Antes de seguir viagem, o poconeano Pedro Cezar recebeu a confirmação de que passa a integrar a relação dos novos atletas beneficiados pelo Projeto Olimpus – Bolsa Atleta, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, com o objetivo de garantir o repasse mensal de uma bolsa-auxílio, para custeio e manutenção das atividades físicas. O benefício tem a duração de 12 meses, e atende as categorias, Atleta Estudantil, com o repasse mensal de R$ 500 reais, e Atleta Nacional, com R$ 800 reais.
Natural do município de Poconé, 104 km ao sul de Cuiabá , Pedro conseguiu destaque internacional após sua participação no Mundial para Cegos, em 2005, na Finlândia, quando conquistou duas medalhas de prata, nos 200m e no revezamento 4x100m. Em 2006, novamente no Mundial para Cegos, na Holanda, conquistou prata nos 400m e bronze, nos 100m e no revezamento 4x100m. Este ano, em São Paulo, Pedro irá participar das provas de 100m, 200m e 400m, além de atuar com titular na equipe de revezamento 4x100m.
Pedro alerta que o Mundial será a última competição oficial antes dos Jogos Parapan-americanos, que serão realizados no período de 12 a 19 de agosto, no Rio de Janeiro/RJ. “A partir do dia 10 de agosto, toda a seleção brasileira estará concentrada na Vila Olímpica, no rio, aguardando o início do parapan, e eu estarei concluindo o mundial para me encontrar com eles”, esclarece Pedro Cezar.
No Mundial serão disputadas as modalidades de atletismo, futebol B1 (jogadores cegos) e B2/B3 (jogadores de baixa visão), natação, judô, goalball e powerlifting (levantamento de peso). Os jogos serão disputados nos ginásios de São Paulo e São Caetano, com entrada aberta ao público.
PARAPAN
Os Jogos Parapan-americanos terão início no dia 12 de agosto e contarão com a presença de mais de 1.300 atletas, na disputa de 10 esportes. Esta será a terceira edição oficial dos Jogos, que teve início em 1999, com sua primeira competição na cidade do México, sob a organização do Comitê Para-olímpico Internacional, com o nome de I Jogos Parapan-americanos. Aproximadamente mil atletas participaram. Na edição seguinte, em 2003, as competições foram disputadas em Mar del Plata, Argentina, onde participaram cerca de 1.300 atletas.
Além do bolsista Pedro Cezar, o atleta Nelson Ned, de Sorriso, também fará parte da Seleção Brasileira de Para-atletas, que será integrada por um total de 45 portadores de necessidades especiais, entre deficientes visuais, físicos e cadeirantes. No Parapan serão disputadas as modalidades de voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de roda, judô, futebol de 7, futebol de 5, halterofilismo, natação, basquete em cadeira de rodas e atletismo.