PUBLICIDADE

Municípios do extremo Norte cobram aumento no efetivo policial

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, reuniu-se nesta sexta-feira, com o deputado estadual Alexandre César, com o prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Mendes Barranco, e com a prefeita de Apiácas, Silda Kochemborger, para discutir a reestruturação das Polícias Civil e Militar nos dois municípios e a possibilidade de parcerias com as respectivas prefeituras para implantação de um Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) em cada um.

A Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) encaminhará os projetos de construção das unidades que deverá abrigar os serviços das Polícias Civil e Militar e da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de cada município. A partir do projeto, será possível definir a melhor parceria para implantação dos CISC’s.

Quanto ao efetivo, o secretário Carlos Brito ressaltou que é de interesse do governo resolver os problemas de segurança pública e que, após agosto, com o encerramento das aulas dos aprovados no último concurso público da Polícia Judiciária Civil, empossados em março deste ano, será possível aumentar o número de delegados, escrivães e investigadores no interior do Estado, inclusive em Apiacás e Nova Bandeirantes.

Os Centros Integrados de Segurança e Cidadania do Estado de Mato Grosso foram planejados para desenvolvimento de ações de segurança integrada entre policiais civis e militares, ou seja, o CISC é a unidade responsável por centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento à população. No espaço registra-se ocorrências de roubos, furtos, homicídios, latrocínios, tráfico de entorpecentes e outros delitos que não têm delegacias especializadas exigidas por lei. Alguns desses espaços contam também com peritos especializados em identificação criminal e/ou membros do Ciretran.

No Estado já foram implantados oito Centros Integrados de Segurança, sendo três em Cuiabá (Coxipó, Verdão e Planalto), um em Várzea Grande, um em Água Boa, um em Rondonópolis, um em Pontes Lacerda e um em Cáceres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE