Em discurso no Plenário nesta sexta-feira, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) pediu melhorias na infra-estrutura de transportes de Mato Grosso. A senadora destacou que o estado tem vocação principalmente agrícola e precisa ter boas estradas para escoar a produção. Serys pediu, especificamente, o asfaltamento da BR 163, que liga a cidade de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, a Santarém, no Pará. O asfaltamento dessa estrada deverá diminuir em 35% os custos de transporte da produção no local.
A senadora destacou, por outro lado, que as perspectivas são boas para a rodovia que corta cerca de 14,5% do território nacional – numa região onde vivem em torno de dois milhões de habitantes. De acordo com Serys, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pretende investir nessa rodovia, entre 2007 e 2010, recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão.
– É uma estrada que é importante para Mato Grosso, talvez mais importante neste momento para Mato Grosso do que para o próprio Pará. Em Mato Grosso, ela já está asfaltada; faltam poucos quilômetros para chegar de Guarantã do Norte a Cachimbo [PA]. Mas, no Pará, ela está praticamente toda sem asfalto – disse.
A senadora informou que partes da estrada ainda não têm licença ambiental. Mas setores da sociedade civil do norte de Mato Grosso se organizaram e prepararam um estudo detalhado sobre o asfaltamento da estrada, enviado aos ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.
– É a sociedade organizada se mobilizando para ajudar o governo a destravar – disse Serys.
A senadora contou ainda ter visitado o norte de Mato Grosso no início deste mês, acompanhada de parlamentares locais. A senadora reuniu-se com lideranças rurais e conheceu projetos de geração de emprego e renda para a região. Serys defendeu a necessidade de os médios produtores e também dos que atuam na agricultura familiar se organizarem em cooperativas ou outras formas de associação que permitam a esses trabalhadores atuar também na industrialização e comercialização dos produtos. Para a senadora, essa seria a possibilidade de os profissionais do campo melhorarem de vida.
Serys disse ainda que um dos objetivos da viagem foi mobilizar filiados do PT para o 3º Congresso Nacional do partido, que se realizará em 30 de agosto, 1º e 2 de setembro, em São Paulo. A senadora considera este um momento importante para o PT, que, apesar de ter passado por uma grave crise no ano anterior, conseguiu atingir o número de um milhão de filiados em abril.
No início do discurso, a senadora também informou ter participado de solenidade no Supremo Tribunal Federal para marcar o início da informatização dos processo judiciais. Serys disse que foi difícil aprovar a lei que possibilitou essa informatização, cujo objetivo era dar mais celeridade aos processos.
– É o Brasil que ganha; é o Supremo Tribunal Federal que ganha; são os brasileiros e as brasileiras que precisam da Justiça que ganham. Tanto a eficiência quanto a celeridade serão marcas da Justiça brasileira daqui para frente. O Judiciário funcionará nos sete dias da semana, vinte e quatro horas por dia. Trabalho ininterrupto – disse a senadora.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) associou-se à homenagem prestada por Serys à presidente do STF,ministra Ellen Gracie, e afirmou que “um dos caminhos para a celeridade do Judiciário é a informatização”. Mozarildo destacou que o Tribunal de Justiça de Roraima já está informatizado.