Sinop está recebendo hoje, pela primeira vez, uma ação itinerante do programa MT Fomento, do governo estadual. Estão sendo apresentadas as linhas de crédito disponíveis, pelo presidente Éder Moraes, em encontro na câmara.
Até a quarta-feira, técnicos permanecerão em Sinop onde farão o cadastro de empresários, profissionais liberais e pessoas que pretendem montar seu próprio negócio e obter financiamentos. Segundo Moraes, o MT é um banco de desenvolvimento social, criado para atender aos pequenos empreendedores, que têm dificuldades em obter crédito. “O Norte do Estado também carece de ações como esta. Estamos indiretamente em Sinop e região com mais de R$1,5 milhão, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic), que hoje é administrado pela agência de fomento, e pretendemos colocar mais R$1,5 milhão em operação com microcrédito”, disse o presidente.
São mais de 26 linhas oferecidas para crédito, voltadas para micro, pequenos e médios empreendedores. “Aqueles que não puderem entregar seu cadastro aqui, durante a semana, poderão fazê-lo na CDL. O que fazemos é melhorar a qualidade de vida, aumentar a produção, permitir que se de perenidade ao negócio já iniciado, enfim, um banco criado para atender o pequeno”, enfatizou.
Até o momento, segundo a equipe técnica do programa, os financiamentos são liberados apenas para pessoas jurídicas. É aguardada votação na Assembléia Legislativa para que seja estendido também para pessoas físicas. “É uma alternativa para a sociedade. Estamos em uma missão oficial atendendo a uma convocação da assembléia”, acrescentou Éder.
Os cadastros serão feitos de acordo com o financiamento que se deseja buscar. “O crédito é concedido de forma técnica”, concluiu.
As discussões foram viabilizadas por intermédio do vereador Gilson de Oliveira e deputado estadual Dilceu Dal Bosco, além da parceria com empresários, que já haviam solicitado a vinda da equipe.
“Todos sabem da dificuldade em se conseguir crédito nas agências bancárias, devido a burocracia. Esta é uma iniciativa que pode permitir a vinda definitiva de um balcão ou até mesmo uma agência do programa para Sinop, para atender a cidade e também a região”, declarou Dilceu.
Durante a semana, uma funcionária da câmara ficará a disposição para prestar assistência aos interessados. A intenção, segundo a presidente, Sinéia Abreu, é mostrar a parceria instituída entre os poderes.