O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (sem partido), e o primeiro-secretário, deputado José Riva (PP), receberam a visita de representantes da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad). O objetivo da visita foi discutir a carga tributária no Estado.
Na avaliação de Sérgio Ricardo, a alta carga tributária preocupa, até mesmo pela falta de políticas governamentais para o setor. “É um ramo que gera empregos, renda e crescimento para Mato Grosso. Vamos discutir uma alternativa para reverter esse quadro”, garante o parlamentar.
Segundo Riva, o objetivo é estreitar o relacionamento entre as partes, a exemplo da Fiemt, que faz um trabalho cidadão de extrema importância com intuito democrático. “Entendo que a Amad não deve apenas se restringir a sugerir alteração nas matérias e sim ajudar na elaboração dos projetos. Como componentes da classe política temos que ter consciência de que os setores possuem técnicos capacitados e competentes”, afirmou o primeiro-secretário. Na opinião de Riva, há muita omissão de alguns segmentos em relação à participação efetiva junto à Assembléia Legislativa e isso, para o parlamentar, é ruim para os dois lados. “A Assembléia pode servir de instrumento para equilíbrio econômico do estado, e a participação da Amad irá somar forças para vencer essas barreiras”, ressalta Riva.
O empresário e proprietário de uma rede de supermercados no estado, Altervir Magalhães entende que, nos últimos anos, o estado não investiu no setor, ou seja, faltou com uma política que pudesse inclusive arrecadar mais. “A parte técnica está fechada, o que falta é negociar politicamente. Acredito que o apoio da Assembléia será fundamental para iniciarmos uma negociação com o governo”, acredita Altevir. Depois de ouvir as propostas dos empresários, Sérgio Ricardo propôs uma reunião com o secretário estadual de Fazenda, Valdir Teis, representantes da Amad e deputados estaduais, para formatar um projeto voltado para a categoria.