O conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, ingressou com interpelação judicial contra o prefeito de Itaúba, Levino Heller, para que explique a real intenção de declarações feitas por ele publicamente, durante sessão de julgamento de contas anuais pela Câmara de Vereadores daquele município. O processo de interpelação foi protocolado no Tribunal de Justiça no dia 24 de abril e agora o conselheiro aguarda a manifestação do prefeito.
O autor da interpelação solicita que o prefeito de Itaúba esclareça se o “Dr. Joaquim”, mencionado em suas declarações trata-se do conselheiro Antonio Joaquim. Questiona também se ele confirma a declaração de que o conselheiro julga os processos no TCE de acordo com as suas conveniências políticas e pessoais. Por fim, pergunta se o gestor ratifica a alegação de que teria procurado o conselheiro Antonio Joaquim e que esse não soube responder em qual critério embasou o voto sobre a as contas anuais de Itaúba.
A decisão de interpelar judicialmente o prefeito de Itaúba, foi comunicada pelo conselheiro ao Pleno do TCE durante sessão ordinária realizada no dia 17/04. Segundo as informações recebidas por Antônio Joaquim, para defender a aprovação das suas contas de 2005, que receberam Parecer Prévio Contrário do TCE, o prefeito teria feito afirmações com o objetivo de desqualificar a análise técnica e a decisão do Tribunal Pleno.