Os municípios que pertencem ao pólo de Alta Floresta – Paranaíta, Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes – apresentarão uma pauta de reivindicações ao governador Blairo Maggi, em uma audiência que deve ser marcada em breve. Entre as cobranças estão a pavimentação da rodovia MT-208, entre Alta Floresta e Paranaíta, considerada uma das principais vias de escoamento da produção local, aumento de investimentos do Estado no hospital municipal de Alta Floresta, que atende pacientes de toda a região, entre outros
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Amazônia (Codam), Paulo Moreira, informou que os município estão mobilizados e vão cobrar mais atenção do governo do Estado. “Faixas foram colocadas em todas as cidades para alertar a população e mostrar nossa indignação do descaso do governo”, acrescentou.
As principais atividades econômicas na região são a pecuária e a madeira, sendo que grande parte da produção é exportada. Segundo Moreira, somente no ano passado,o pólo de Alta Floresta arrecadou R$ 108 milhões com impostos e esperam que a região também seja contemplada com o PAC – Plano de Ação de Crescimento do Governo do Mato Grosso.
Novas ações podem ser organizadas pelos municípios.