PUBLICIDADE

Prefeito de Sinop enviará ao Senado pedido de ramal da ferrovia Norte Sul

PUBLICIDADE

O prefeito Nilson Leitão reuniu-se, hoje de manhã, com presidentes de sindicatos e entidades, além de lideranças políticas, empresariais e do agronegócio do município, para discutir a implantação de um ramal da ferrovia Norte e Sul em Sinop. Segundo ele, na próxima quinta-feira, haverá uma audiência pública no Senado para discutir a implantação do ramal de carga/descarga e estará levando uma proposta aos senadores Serys Marly, Jonas Pinheiro e Jaime Campos, para que um novo traçado passe por Sinop e venha a beneficiar toda a região Norte.

“Também temos o direito de opinar, de questionar e queremos o melhor para nossa região. Para isso, estamos buscando o apoio dos prefeitos das cidades vizinhas. Sinop está no centro de uma importante cadeia produtiva e precisamos de mais essa alternativa de transporte na região”, explicou o prefeito. Na reunião de hoje, o prefeito sugeriu à Câmara Municipal a apresentação de um requerimento, a ser votado ainda hoje à noite, solicitando aos senadores da bancada de Mato Grosso, uma audiência em Sinop para debater a implantação da ferrovia.

A ferrovia sai de Tocantis e ligará Mato Grosso ao Maranhão, escoando a safra agrícola via porto de Itaqui. O terminal encurtaria pela metade o percurso de transporte para escoamento agrícola hoje. O projeto da ferrovia no Nortão não inviabilizará, segundo especialistas, o transporte pela BR-163 quando for pavimentada. “Um terminal na região Norte vai viabilizar o escoamento da produção de um número bem maior de municípios produtores”, disse o prefeito Nilson Leitão, ao Só Notícias.

Pelo projeto original, o primeiro ramal eixo (setentrional) sairá de Miracema (TO) e irá até o médio-norte de Mato Grosso, numa extensão de 900 quilômetros. O segundo vai de Estreito (MA) a Eliseu Martins (PI), passando pela região de Balsas (MA), outro centro produtor de grãos. Haveria o terceiro ramal que na prática seria uma extensão do traçado atual da Norte-Sul. A ferrovia hoje acaba em Açailândia (MA) fazendo a ligação com a estrada de Ferro Carajás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE