O promotor de Justiça Marcos Henrique Machado, ex-secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, recebeu um convite oficial da ministra Marina Silva, para assumir a presidência do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Machado deve assumir a presidência no lugar de Marcus Barros, já comunicado de sua exoneração pela ministra. Ela optou também por mudar sete diretorias. Antes de optar pelo mato-grossense Machado, ela fez convite ao diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda. As conversações com o delegado não avançaram, de acordo com A Gazeta.
A expectativa de Marina é que ainda esta semana, Machado dê uma resposta quanto ao convite. O problema é que o promotor e ex-secretário de Administração, Saúde e do Meio Ambiente no primeiro mandato do governo Maggi depende do aval do Conselho Superior do Ministério Público do Estado.
O Ibama passa por restruturação. Foi criado, como parte das mudanças, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. Caberá ao instituto a execução de ações da Política Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, e implantação, gestão, proteção, fiscalização e monitoramento das unidades de conservação instituídas pela União.