PUBLICIDADE

Aprovada verba de R$ 18 milhões para setor agrícola mato-grossense

PUBLICIDADE

Foi aprovada no Ministério da Agricultura, em Brasília, uma emenda no valor de R$ 18 milhões para obras estaduais no setor, oriunda do esforço concentrado da bancada federal de Mato Grosso. A solicitação foi elaborada pelos senadores Jonas Pinheiro, Jaime Campos e Serys Marli, e os deputados federais Wellington Fagundes, Waltenir Pereira, Pedro Henry, Neri Geller, Carlos Bezerra, Eliene Lima e Homero Pereira. A emenda é oriunda do Orçamento da União de 2007.

Esta informação foi anunciada pelo senador Jonas Pinheiro (DEM), em reunião com o vice-presidente da AL-MT, deputado Dilceu Dal’Bosco, do mesmo partido, que esteve em Brasília resolvendo questões parlamentares. Jonas disse que a verba será repassada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e ambas vão destinar o montante para os projetos voltados à agricultura familiar. Ele acredita que este recurso servirá como incentivo aos pequenos produtores e que também irá combater o êxodo rural, decorrente da falta de investimentos no setor. “Mato Grosso está iniciando o processo de agroindustrialização nas áreas de fruticultura tropical, biocombustível, leite, mandioca, carne e derivados, e isso justifica o investimento”, declarou.

No Estado, a prática da produção, exploração e beneficiamento giram em torno de cinco mil grandes produtores e empresários rurais que praticam a verticalização da indústria agropecuária, agregando valores e gerando emprego e renda nas regiões de Mato Grosso. A agricultura familiar conta com 150 mil famílias que praticam pequenas agriculturas como a produção de hortaliças, cereais, leite e fruta, com os diversos níveis de tecnologia, mas limitados apenas para comercialização regional de produtos ‘in natura’, sem nenhum valor agregado.

Jonas justificou que as emendas que ele havia prometido, para construção de algumas obras na cidade de Sinop, não foram empenhadas. Mas, garantiu que juntos vão desenvolver gestões para que uma nova emenda seja disponibilizada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE