O governador Blairo Maggi terminou, agora há pouco, a primeiro compromisso oficial nos Estados Unidos. O correspondente de Só Notícias na capital norte-americana, Luiz Amaral, informa que ele reuniu-se, em Washingtom, com dirigentes da ONG TNC (The Nature Conservancy), que atua em mais de 30 países, inclusive no Brasil, e tem suas atividades voltadas para a conservação da natureza ajudando na proteção de mais de 47 milhões de hectares em todo o mundo. Blairo Maggi está propondo a criação de um mecanismo de compensação financeira para que produtores abram mão do direito de desmatar os 20% que a lei garante. Blairo, que foi duramente criticado por organismos internacionais pelo avanço do plantio de soja no Estado -campeão brasileiro na produção da oleaginosa- tentará mudar a imagem de Mato Grosso perante as ONGs e o mercado internacional. Ele está defendendo também a verticalização da produção para evitar a abertura de novas áreas e cita a pecuária de confinamento como uma das alternativas.
Neste momento, o governador está no Hotel Palomar, na capital norte-americana fazendo primeira palestra, direcionada para dirigentes de ONGs, onde destacará a nova política ambiental de Mato Grosso.
Amanhã, Blairo segue para Nova Iorque. Ao meio-dia, ele fará palestra no Simpósio “Brazil: 27 Countries, One Nation ”, organizado pelo Fórum das Américas e Council of the Americas, entidades presididas, respectivamente, pelos empresários Mário Garnero e David Rockefeller. O encontro será Hotel Park Avenue.
Na próxima segunda-feira, o governador participará do fórum de desenvolvimento sustentável 2007 organizado pela ONU, também em Nova Iorque, onde falará para representantes de centenas de países sobre o trema “Mato Grosso em desenvolvimento”.
O vice-presidente da Assembléia Legislativa, Dilceu Dal Bosco e secretários estaduais acompanham o governador na missão oficial aos Estados Unidos.
(Atualizada às 14:02hs)
Leia também
Blairo chega nos EUA e tentará mudar imagem de Mato Grosso