Para o município de Lucas do Rio Verde, o aumento de 1º no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não representa um aumento considerável na arrecadação. Ao contrário. “O município recebe R$500 mil e esse incremento vai aumentar a arrecadação em cerca de R$5 mil por mês”, destacou o secretário de Finanças, Jorge Andretta.
Segundo ele, o que poderá aumentar mais o índice do FPM é a nova contagem populacional (uma vez que o FPM é calculado pelo número de habitantes), que está sendo feita pelo IBGE, que vai trazer um número mais real da população. Atualmente, o IBGE considera que o município tem 28.648 mil habitantes, enquanto que a administração estima um total de 35 mil.
Porém, destaca o secretário, o ideal seria que a contagem do IBGE ocorresse daqui a dois anos, quando o projeto de agroindustrialização, com a implantação de um frigorífico de aves, estará definido. “Nosso município está recebendo um número grande de novos moradores e acreditamos que ainda vai aumentar bastante nos próximos dois anos”, enfatizou.