domingo, 19/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Blairo convida PT para participar de seu governo

PUBLICIDADE

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi convidado oficialmente hoje a participar do governo Blairo Maggi. O convite foi feito pelo próprio governador, que vem se aproximando dos petistas desde que declarou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o segundo turno das eleições passadas. Após emplacar o secretário Luiz Pagot, na presidência do DNIT, e ainda articular para ‘ganhar’ a presidência da Conab, Blairo mostra ao PT que a ‘recíproca é verdadeira’ e abre espaço no primeiro escalão de seu governo para os “companheiros” petistas.

O deputado Saguas Moraes deve assumir a Secretaria de Educação, já que Blairo não aceitou entregar a pasta verticalizada para o PMDB. O governador já tinha anunciado que o vice, Silval Barbosa, assumiria a Seduc. Mas o partido queria as 4 secretarias adjuntas, hoje com PTB e PP. Blairo manifestou aos líderes petistas a preferência por Saguas, que é médico, foi prefeito de Juína e está no segundo mandato na Assembléia.

Para o deputado federal Carlos Abicalil (PT), que participou do encontro juntamente com representantes do diretório regional do partido em Mato Grosso, o convite do governador sela a aproximação do PT e Maggi. Além disso, acrescenta o deputado, atende à proposta do presidente Lula de compor um governo de coalizão de partidos e forças sociais, já que para a coalizão nacional ter sucesso a articulação deve ser realizada também nos estados e municípios.

Abicalil não descartou a possibilidade do PT assumir alguma secretaria do governo estadual, mas avisou que antes de anunciar quem comandará que pasta o partido irá se reunir e discutir as propostas. “Temos três áreas prioritárias no Estado: Educação, Saúde e Agricultura. Para cada uma temos nomes a oferecer, mas antes precisamos levar o debate ao partido”, lembra.

A reunião entre os petistas e o governador colocou em prática uma resolução do PT, do dia 10 de março, que é estabelecer um canal de conversação com o governo do Estado para discutir ações conjuntas dos governos Federal e Estadual; e orientar a bancada da Assembléia Legislativa de Mato Grosso para apoio aos projetos apresentados pelo Executivo, desde que sejam de interesse do povo do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE