PUBLICIDADE

Secretário destaca falta de conscientização quanto ao uso de calçadas por empresas

PUBLICIDADE

Conscientizar. Esta foi a palavra de ordem usada pelo secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Sinop, Gláucio Leitão, em vistoria realizada juntamente com fiscais nesta segunda-feira, em cumprimento à Lei 007/1983, que dispõe sobre a utilização das calçadas no Município.
Nos mais de 40 bares, lanchonetes e restaurantes visitados, cerca de 90% já estão cumprindo o que determina a Lei. “Estamos notificando todos os comerciantes e pedindo para que se adéquem à legislação”, disse o secretário. Fiscais da SDU realizaram no mês passado mais de 300 notificações. “Todos eles foram notificados e receberam prazo para estarem se legalizando”.

De acordo com a Lei Complementar 033/1999, que deu nova redação ao artigo 115 da Lei das Calçadas, os estabelecimentos comerciais poderão ocupar com cadeiras, mesas, banco e expositores não permanentes o passeio público correspondente à testada do edifício desde que fique livre, para o transito público, uma faixa de largura não inferior a três metros.

Como mesas e cadeiras, por exemplo, os toldos também não podem estar fixos na caçada por hastes, e também não podem ocupar mais que 50% da largura do passeio público, pois não podem obstruir a passagem de pedestres. No que diz respeito a tapumes que cercam obras e construções, a metragem mínima permitida é de 1,5 m do meio-fio.

Outros casos, como lixeiras, floreiras e estacionamentos de bicicletas, devem estar alinhadas paralelamente à testada do edifício e a 60 centímetros do meio-fio. As escadas e passarelas para portadores de necessidades especiais também devem ser construídas paralelamente à testada do edifício e as rampas, no interior do estabelecimento e não fora. “Se um pedestre tropeçar na escada, o proprietário do imóvel é quem será responsabilizado”, justifica Gláucio, alertando que o passeio não deve estar obstruído de forma alguma.

Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente estão trabalhando em três turnos e nesta segunda, vistoriaram o quadrilátero avenidas Governador Júlio Campos à Tarumãs e Itaúbas à Jacarandás. As vistorias continuam durante toda a semana. Na próxima, serão vistoriados estacionamentos de bicicletas e totens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE