O deputado Zé Domingos (PFL) classificou como ´sem estrutura´ a criação da Associação dos Municípios do Vale do Teles Pires, sugerida anteriormente por seis prefeitos da região. Aproveitando a oportunidade da reunião promovida pelo parlamentar na última sexta-feira, em Sorriso, quando também estiveram presentes os deputados Otaviano Pivetta (PDT), Dilceu Dal´Bosco (PFL), Juarez Costa (PMDB) e Mauro Savi (PR), os prefeitos estavam dispostos a romper com a Associação Mato-grossense dos Municípios, no entanto, a idéia foi revertida.
“Com a instalação do consórcio os grandes temas de interesse daquela região poderão ser debatidos dentro do próprio consórcio. Pois, criar uma estrutura independente não adianta e o consórcio tem condições de agregar valores”, lembrou o deputado.
Zé Domingos explicou que o prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto (PT) se manifestou contrário com a iniciativa dos prefeitos. Com a implantação do consórcio do Desenvolvimento Regional da Bacia do Teles Pires, o deputado entende que “grandes temas de interesse dos municípios que compõem a área serão debatidos”. De acordo com o deputado, a Associação tem cunho político e não interesse regional.
“Ela (Associação) perdeu seu objetivo e, da maneira como desejam, não funciona e também não tem como trabalhar em parceria com o consórcio, pois nossa meta é fortalecer o consórcio”, justificou Zé Domingos.
Fazem parte da Bacia do Alto Teles Pires, os municípios de Nova Mutum, Sorriso, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá, Vera, Cláudia, Tapurah, Feliz Natal, Sinop, União do Sul, Ipiranga do Norte e Santa Carmem.
“Discutir o consórcio é alavancar o desenvolvimento da região e diminuir as diferenças regionais dos municípios, debatendo alternativas econômicas com os agricultores, seja comercial, ou familiar” apontou o pefelista.