PUBLICIDADE

Gerenciamento dos resíduos sólidos industriais será debatido em seminário

PUBLICIDADE

O gerenciamento dos resíduos sólidos industriais em Mato Grosso será discutido no próximo dia 28, durante um seminário que será realizado em parceria entre a secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato grosso (Fiemt). Com o tema “Aspectos Técnicos e Legais – Inventário e Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Industriais”, as discussões vão ocorrer na sede da Fiemt, das 14h às 18h30.

Coordenador de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Eduardo Figueiredo Abreu aponta que o objetivo é fazer com que as indústrias apresentem o formulário do Inventário e um Plano de Gerenciamento destes resíduos. Os dados servirão como base para elaboração de políticas pró-ativas. “Queremos evitar autuações. O nosso objetivo é que as indústrias incorporem a cultura de fazer este gerenciamento de seus resíduos”.

Entre as propostas que serão apresentadas pela Sema está a da criação de uma bolsa de resíduos sólidos, onde este material poderá ser reciclado, além da inserção de tecnologias limpas no setor produtivo. Esta tecnologia limpa corresponde ao uso de máquinas e equipamentos que vão permitir a redução na produção dos resíduos.

“A produção dos resíduos é desperdício do ponto de vista econômico, ambiental e social. O aproveitamento desta matéria-prima pode gerar mais emprego e renda”, enfatiza Eduardo Abreu.

Eduardo ressalta ainda que no ano passado, durante três meses, a Sema fez a notificação de aproximadamente 120 indústrias, para que apresentassem seus planos de gerenciamento, entretanto a resposta foi dada por poucas.

A gerente de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais da Sema, Nêisi Leonor de Pinho acrescenta que o Inventário é de extrema importância para que o Estado conheça e caracterize quais sãos os tipos de resíduos, a quantidade que está sendo produzido e como está sendo gerenciado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE