PUBLICIDADE

Reforma ministerial avança e Marta será ministra do Turismo

PUBLICIDADE

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP) avisou a interlocutores que decidiu aceitar o comando do Ministério do Turismo. O convite ainda não teria sido feito oficialmente, mas Lula avisou ao partido que está disposto a acomodar a ex-prefeita na pasta que ficará vaga com a saída do ministro Walfrido dos Mares Guia. Ele será deslocado para o Ministério das Relações Institucionais.

Secretários do Ministério do Turismo teriam sido avisados numa reunião nesta quarta-feira que Marta assumirá a pasta. Empresários do setor também dão como certa a nomeação da ex-prefeita.

Na última reunião com petistas, na segunda-feira, o presidente teria afirmado que iria oferecer o Turismo para a ex-prefeita. A Folha Online apurou que Lula teria comentado que esse não é o ministério ideal para Marta, mas que não poderia oferecer outra pasta porque precisava contemplar os partidos da coalizão na reforma.

Para dar atratividade à pasta que será comandada por Marta, o Planalto cogita deixar a Infraero subordinada ao Turismo. A proposta, entretanto, é boicotada por partidos aliados.

A primeira opção do PT para a ex-prefeita era o Ministério das Cidades, mas a vaga será mantida com o ministro Márcio Fortes, do PP. O PT chegou a pensar no Ministério do Desenvolvimento, mas desistiu ante da imposição de Lula de que para a pasta deve ir para alguém ligado ao setor empresarial.

Reforma fatiada

O presidente Lula deve fatiar o anúncio da reforma ministerial. Inicialmente, a intenção do Planalto era fazer a mudança de uma vez só. Mas Tarso sinalizou hoje ao deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), que as mudanças serão feitas em etapas.

“O ministro disse que as mudanças serão feitas à medida que o presidente tiver resolvido as pendências que envolvem a nomeação de cada pasta”, disse Paulinho.

Na sexta-feira, por exemplo, Tarso trocará de pasta. Ele assumirá o lugar de Márcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça.

Segundo Paulinho, Tarso afirmou que “está praticamente certa” a indicação do presidente do PDT, Carlos Lupi, para o Ministério da Previdência. A nomeação de Lupi, entretanto, deve ser feita somente na próxima semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE