O secretário municipal de Agricultura Alexandre Picin deixa o cargo nesta quarta-feira, e assume o posto Afonso Celso Teschima Júnior. Picin esteve a frente da secretaria por dois anos desenvolvendo uma série de projetos que visam o desenvolvimento e apoio a agricultura familiar. Entre eles está o projeto inovador do estudo de novas culturas para a produção do Biodiesel. Estão sendo realizados experimentos e testes com o Pinhão Manso, sendo este uma oleaginosa rústica semelhante a mamona.
As primeiras sementes já foram cultivadas no campo experimental onde ocupam dois hectares. A previsão é que assim que cessarem as chuvas se inicie a colheita que é totalmente manual, com uma produção total de aproximadamente quatro mil kg por hectare. “Precisamos de matéria-prima com mais produtividade, que ocupe áreas menores e com custo mais baixo” declarou o secretário.
O pinhão manso ocupa menor espaço, exige menos cuidados como adubação, irrigação e utilização de inseticidas, baixo custo de produção e alto teor de óleo. Sendo totalmente viável para pequenas áreas.
Outro projeto de grande valia para pequenos produtores é o da ‘linha do leite’. A secretaria municipal de Agricultura (SMA) viabilizou a venda do leite produzido em Sinop para um laticínio em Lucas do Rio Verde, mantendo ainda contato com instituições financeiras para financiamento para aquisição de tanques de resfriamento.
“Esse projeto é a transformação do leite em atividade econômica” frisou o secretário.
Ainda merecem destaque o cadastramento rural onde a equipe da SMA está fazendo um levantamento de todas as pequenas propriedades do município. Além dos cursos de apicultura para capacitação de mão-de-obra para novas atividades econômicas, patrulha Mmcanizada, Implantação do Sistema de Inspeção Sanitária (SIM) e o projeto da fruticultura que tem como objetivo principal produzir cerca de 30 mil mudas por ano no viveiro municipal para serem distribuídas.
“O objetivo da SMA é realizar as primeiras experiências para posteriormente distribuir sementes e oferecer assistência técnica para os pequenos produtores de Sinop” declarou Picin.
Alexandre ainda acredita que o novo secretário dará continuidade a todos os projetos da secretaria, uma vez que todos ainda estão em andamento. “Tenho a certeza de que ele tem uma vasta experiência e irá se empenhar ao máximo para o sucesso de todos esses projetos e para os que ainda virão” finalizou Picin.
Alexandre Picin deixa a secretaria Municipal de Agricultura para assumir um novo projeto na área ambiental que será anunciado em breve