Os principais entraves para o crescimento das regiões Norte e Noroeste serão discutidos nesta sexta-feira, por prefeitos de 40 municípios, em Sinop. Seis assuntos já estão na pauta: barreiras do mercado europeu para carne da região; futuro da indústria madeireira e a pauta da madeira; Amazônia Legal e Código Florestal; BR-163; conflitos de atribuições entre Ibama e Sema e regularização fundiária.
O encontro está sendo articulado pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) e pelo deputado Dilceu Dal Bosco (PFL), como objetivo preparar uma pauta com as principais cobranças da região, que serão discutidas em um seminário no dia 09 de fevereiro, também em Sinop, com a presença do governador Blairo Maggi.
Os prefeitos querem a intervenção do governador junto ao Governo Federal para que estes entraves sejam solucionados. Segundo o deputado Dilceu Dal Bosco, outros assuntos poderão entrar na pauta. “Estes são considerados de suma importância para toda a região”, enfatizou.
A conclusão da BR-163 é um dos mais cobrados, já que vem travando a instalação de grandes indústrias no Nortão. Promessas de início das obras são feitas há anos, mas nenhuma cumprida. O atual governo anunciou que a pavimentação será prioridade este ano e deve ser concluída até 2010, mas os municípios acreditam que só o início das obras vai alavancar novos investimentos.
Outro assunto, que é considerado muito polêmico e já gerou várias discussões, é a condição dos municípios que estão na amazônia legal e sofrem limitações, principalmente nas atividades madeireira e agrícola, bases da economia da região. Uma das grandes reclamações é o limite de 20% na abertura de novas áreas, que inviabiliza a expansão dos setores.
Nessa área também serão debatidos os entraves para a liberação dos planos de manejo às indústrias madeireiras, a descentralização dos serviços da Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente) nos municípios, que hoje só são oferecidos em Cuiabá, a pauta da madeira, entre outros.
As barreiras para expansão do mercado de carnes também serão debatidas e já teve iniciativa do prefeito Nilson Leitão, em dezembro, em uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Leitão pediu apoio para habilitação do segmento de carnes para expandir a exportação ao mercado europeu, que é considerado um dos melhores consumidores de carne do mundo. Atualmente, frigoríficos da região, que concentra 51% do rebanho bovino do Estado, exportam sua produção para África e Ásia.
O encontro entre os prefeitos e outras autoridades acontecerá no Senai, a partir das 09 horas.