PUBLICIDADE

Lula diz que espera definição rápida sobre entrada da Bolívia no Mercosul

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje espera que o grupo de trabalho formado para analisar a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul conclua rápido sua missão. Lula fez a afrirmação na abertura da Cúpula de Chefes de Estado do bloco, no Rio de Janeiro.

“Sejam bem-vindos os irmãos bolivianos e todos aqueles que quiserem ingressar no nosso bloco”, disse Lula, após anunciar a criação do grupo. Ele reveleou que a decisão do Mercosul de criar o grupo foi tomada ontem.

Nota divulgada pelo Itamaraty informa que o pedido do governo boliviano foi encaminhado por carta do presidente Evo Morales a Lula, na condição de presidente temporário do bloco.

Ontem (18) o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu tratamento diferenciado para a Bolívia na relação com as outras nações do Mercosul, caso o vizinho ingresse no bloco.

“A América do Sul, em especial o Brasil, tem que procurar, sim, oferecer possibilidades alternativas à Bolívia, sem estar fazendo exigências que sejam desnecessárias. O PIB [Produto Interno Bruto] per capita da Bolívia equivale a um quinto do brasileiro. É um país que depende, exclusivamente, de recursos naturais”, justificou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE