A definição de apoio do PSDB ao candidato à Presidência da Câmara poderá ser decisiva para a eleição, marcada para 1º de fevereiro. A afirmação é do deputado Ciro Nogueira (PP-PI), um dos coordenadores da campanhado do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) à reeleição. “Por quem o PSDB se definir, tem vantagem”, disse ele.
Sem saber como se comportarão os tucanos, Nogueira acredita que há uma boa margem de vantagem para Aldo. “A não ser que haja uma mudança radical no PSDB”, ressaltou. Entretanto, destacou o deputado, a votação deverá ir a plenário, e o PT tem dificuldades em ganhar pelo voto secreto em plenário. O PMDB, que tem a maior bancada da Casa, decidiu apoiar o candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP). A segunda maior bancada é do PT, seguida pela do PSDB.
O mandato do presidente da Câmara é de dois anos. Entre suas principais atribuições estão a definição da pauta de proposições a serem deliberadas pelo plenário e a abertura de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e processos de impeachment do presidente da República. Além disso, é o terceiro na linha de comando do país, assumindo a Presidência da República na ausência do presidente e do vice.