PUBLICIDADE

Sem quórum, nova eleição na Câmara Sinop fica para esta 5ª

PUBLICIDADE

A sessão extraordinária desta noite foi aberta pela presidente interina da Câmara, Sinéia Abreu e encerrada em menos de 30 minutos. O grupo da oposição (PMDB e PPS), liderado pelo ex-presidente José Pedro Serafini (sem partido), não compareceu. Como o regimento interno exige em plenário 7 ( dos 10) vereadores, não houve votação da chapa União, encabeça por Sinéia, já que a bancada de situação (PSDB, PTB, PP e PFL) têm 5 vereadores e não garante quórum suficiente. Alguns parlamentares estariam viajando.

“Infelizmente, os vereadores não compareceram impossibilitando a eleição. Nós estamos apenas cumprindo, nessa sessão extraordinária, o mandado de segurança que está em vigor, que é colocar em votação a chapa União”, declarou Sinéia Abreu.

Ela reforçou a convocação para a sessão extraordinária de amanhã e, em caso de falta de quórum, a terceira, para sexta, ambas às 16hs, em que será feita novamente a votação. Quem faltar nas três pode ser cassado. “O regimento é muito claro quando diz que os faltosos em três sessões extraordinárias terão a sua perda de mandato automaticamente, sem convocação do plenário. Então aguardamos a compreensão dos vereadores que faltaram hoje para que a eleição seja concretizada e que se aguarde a decisão judicial”, completou.

A votação da chapa foi determinada pelo Tribunal de Justiça, já que no último dia 18, o então presidente da câmara, José Pedro Serafini, argumentou falta de acordo de líderes em uma manobra que lhe beneficiou ao aceitar candidaturas individuais, previstas no regimento interno, e não colocou em votação a chapa liderada por Sinéia. “Eu vejo um desgaste da câmara e não está acontecendo por conta desses vereadores que estiveram presentes aqui (Gilson de Oliveira, Cleuza Navarini, Jorge Muller e Chicão do Varejão), que se colocaram a disposição para votar na chapa”, salientou.

Sinéia também destacou que “Fomos feridos em nosso direito. Estamos querendo uma moralização da Câmara e que esse desgaste seja apagado pelo trabalho que estaremos nos propondo a fazer aprovando matérias importantes para o município, projetos que venham gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida”, concluiu.

Estiveram presentes os vereadores que compõe a chapa de Sinéia: Cleusa Navarini (vice-presidente), Gilson de Oliveira (1º secretário) Jorge Muller (2º secretário) e Chicão do Varejão. Um bom número de pessoas compareceu para assistir a eleição, inclusive alguns vereadores de Vera, Santa Carmem e Cláudia.

(Atualizada às 20h50)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE