PUBLICIDADE

27 senadores – um deles de Mato Grosso- tomam posse dia 1º

PUBLICIDADE

No dia 1o de fevereiro, os 27 senadores eleitos em outubro ( dentre eles o mato-grossense Jaime Campos- PFL) tomarão posse para exercer um mandato de oito anos – até 31 de janeiro de 2015. A reunião em que serão empossados os novos senadores dará início também à 53ª legislatura. Na mesma data, deverá ser eleita a nova Mesa do Senado.
A posse deverá ocorrer em uma cerimônia simples, de acordo com a Secretaria de Relações Públicas do Senado. Cada novo senador poderá convidar apenas quatro pessoas para assistirem à cerimônia. Um dos convidados ficará na tribuna de honra do Plenário e os outros três nas galerias. O horário da reunião preparatória da posse ainda não está definido, mas é provável que ocorra às 10h, ao mesmo tempo em que os novos 513 deputados deverão ser empossados na Câmara.
Após a posse, os parlamentares decidirão quem será o presidente do Senado durante o biênio 2007-2008. A escolha será feita em votação secreta e por maioria de votos. A reunião será dirigida pela Mesa atual (a da 52a legislatura). Em uma outra reunião, que poderá ocorrer logo em seguida, os senadores escolherão os dois vice-presidentes e os quatro secretários da Mesa do Senado e seus suplentes.
O Senado renova em fevereiro 27 vagas, o que corresponde a um terço do total de 81 senadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos novos parlamentares do Senado – 20 senadores – tem curso superior completo. Dentre os sete restantes, três possuem ensino superior incompleto e quatro têm ensino médio completo.
Ainda segundo o TSE, com base nas declarações profissionais feitas no registro de candidatura, quatro são agropecuaristas e outros quatro vieram da Câmara dos Deputados. Há, ainda, dois economistas, dois advogados, um aposentado, um administrador, um pedagogo, um ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, um médico, um servidor público estadual, um empresário e um professor do Ensino Fundamental. Outros dois não especificaram a profissão ao registrarem a candidatura. Do total de parlamentares eleitos, cinco declararam a ocupação de senador, apesar de sete terem sido reeleitos.
Os sete senadores reeleitos foram: José Sarney (PMDB-AP), Pedro Simon (PMDB-RS), Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Alvaro Dias (PSDB-PR), Tião Viana (PT-AC). Desses, Maria do Carmo declarou a profissão de advogada e Suplicy, a de economista.

O ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), com 82 anos, é o mais idoso da nova bancada. Outros dois senadores foram eleitos aos 77 anos: João Durval (PDT-BA) e Eliseu Resende (PFL-MG). Com 76 anos, foram reeleitos dois veteranos da Casa: José Sarney e Pedro Simon. Os eleitos mais jovens têm 43 anos: João Vicente Claudino (PTB-PI), Expedito Júnior (PPS-RO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Em seguida, vêm Kátia Abreu (PFL-TO), de 44 anos, e os senadores Tião Viana (PT-AC) e Renato Casagrande (PSB-ES), ambos com 45 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE