O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, representou todos os secretários na cerimônia festiva de posse do governador Blairo Maggi ocorrida no final da tarde desta segunda-feira (01.01), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Em sua fala, ele agradeceu a confiança do governador depositada em todos os secretários e presidentes de autarquias do Governo do Estado e destacou a importância da parceria do Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Ministério Público em benefício do Estado de Mato Grosso.
Carlos Brito destacou ainda as principais ações do Governo do Estado nos quatro anos de gestão enfatizando o programa habitacional que entregou 30 mil casas populares, o de construção de estradas, o que asfaltou mais de oito mil quilômetros de rodovias (estradas e vias públicas municipais), as melhorias na Saúde Pública, além da credibilidade do Governo ao receber a resposta da sociedade organizada em seus apelos, como foi o caso da campanha de Natal para entidades beneficentes, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, comandada pela primeira-dama, Terezinha Maggi. “Não é qualquer um governo que tem credibilidade para conseguir, por meio de dona Terezinha, arrecadar mais de 1,7 mil toneladas de alimentos”, frisou.
O secretário reafirmou sua origem no movimento comunitário e na pastoral operária e lembrou que amadureceu muito com o trabalho parlamentar na Câmara de Cuiabá e na Assembléia Legislativa. Carlos Brito lembrou que o Governo conseguiu superar com medidas austeras, com esforço fiscal e eficiência administrativa, superar a crise econômica por que passou o Estado.
Carlos Brito ressaltou que, reestruturada e ajustada a máquina governamental do Estado no primeiro mandato do governador Maggi, o governo terá como marcar mais neste segundo mandato, a transversalidade na sua estrutura, onde projetos e ações serão planejados e executados simultaneamente e com interatividade com a sociedade. “O primeiro governo foi uma preparação para este novo modelo de gestão pública que se inicia agora”, disse. Para Brito, o êxito no novo governo é a somatória de um todo e de toda a equipe de governo no sentido de querer acertar.
Segurança Pública como responsabilidade de todos – Para Carlos Brito, secretário de Justiça e Segurança Pública, o conceito de que o combate à violência seja atribuição específica da polícia ou até mesmo do Estado é equivocado. A partir desta constatação, ele realça que é necessário dar uma nova conotação a essa atribuição. “Se de um lado nós temos na Sejusp, quadros altamente qualificados e preparados, nós iremos também, junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, com aqueles que atuam no sistema prisional, construir uma dialética com a sociedade e fazer um trabalho de transversalidade dentro do Governo, nas suas várias áreas para que possamos, nesse processo educacional envolvermos todos nesta responsabilidade”, enfatizou o secretário.
Carlos Brito ressaltou que o Estado estará presente e firme naquilo que for necessário, fazendo o aparelhamento policial atuar com competência, com eficiência no momento em que assim for necessário, “mas temos também uma série de medidas preventivas que precisam ser interagidas com a sociedade para que se possa evitar que a violência aconteça. Nós não podemos ter uma política a partir da insegurança pública, mas uma política de construção efetiva da segurança pública como responsabilidade de todos, do Estado e da sociedade”, observou.