PUBLICIDADE

STJ define ministro que analisará ação da eleição na Câmara Sinop

PUBLICIDADE

O Superior Tribunal de Justiça – STJ- definiu, hoje à tarde, que o ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, da primeira seção, é quem analisará o mandado de segurança impetrado pelo ex-presidente da Câmara de Sinop José Pedro Serafini (PMDB) para que seja mantido resultado da eleição do último dia 18, da mesa diretora da câmara, e cassada a liminar do Tribunal de Justica de Mato Grosso, que determinou nova eleição para votar a chapa única encabeçada por Sinéia Abreu (PSDB). A confirmação acaba de ser feita, em primeira mão, ao Só Notícias, por uma fonte do Judiciário.
O mandado foi ajuizado pelo ex-procurador jurídico do legislativo Leopoldo La Serra, na última sexta-feira (29) e encaminhado ao ministro presidente. Porém, hoje, o STJ fez distribuição automática do recurso que vai ser julgado pelo ministro Benjamin. Não há uma previsão de quando ele se manifeste. A decisão é aguardada com muita expectativa no Legislativo sinopense e deve pôr fim a uma intensa disputa por cargos da mesa diretora entre as bancadas de situação e oposição.

Na eleição do dia 18, Sineia Abreu (PSDB), candidata a presidente, apresentou uma chapa completa com candidatos a todos os cargos. O então presidente José Pedro Serafini articulou, com o bloco oposicionista (PMDB e PPS), que fossem lançadas candidaturas únicas porque, se fizessem chapa, daria empate em 5 a 5 na votação entre os vereadores, e Sineia Abreu, por ser a vereadora que tem maior idade que os demais, seria eleita presidente e garantiria a eleição dos demais integrantes de sua chapa.
Com o resultado, os cargos da mesa diretora ficaram divididos: Sineia Abreu foi eleita presidente e, Jorge Muller, de sua chapa, segundo secretário. Zuleica Mendes (PMDB) e Serafini ficaram, respectivamente, com a vice-presidência e primeira secretaria.
Os vereadores Cleuza Navarini (PTB) e Gilson de Oliveira (PP), que concorriam, pela chapa de Sineia, para estes cargos, acabaram não sendo declarados eleitos.
O bloco do PSDB, PFL, PTB e PP recorreu à Justiça de Sinop para anular a eleição. O juiz Mario Machado não concedeu liminar e considerou legal o ato do presidente José Pedro Serafini ao aceitar candidaturas individuais. Em novo recurso ao Tribunal de Justiça, o grupo de Sineia obteve liminar, concedida pelo desembargador Rubens Santos Filho, determinando que fosse feita nova eleição, com urgência, e que sua chapa fosse colocada em votação. Serafini e aliados recorreram ao STJ para derrubar a decisão do desembargador e manter o resultado.

Por 4 dias, oficiais de Justiça tentaram notificar o presidente para fazer, com urgência, nova eleição. No domingo (31), último dia de seu mandato, ele foi ao fórum, às 16:00hs, para ser notificado e convocou nova eleição para o dia 10 de janeiro. Neste domingo (1º), mais um embate entre as duas bancadas e mais desgaste para a imagem do Poder Legislativo. Vereadores do grupo de Sineia Abreu recusaram-se a tomar posse com Zuleica e Pedrinho que, numa sessão solitária, onde apenas ambos estavam no plenário, foram “empossados”. O ato deve gerar novo questionamento no Judiciário.
O regimento diz que a posse deve ser feita no dia 1º e Serafini decidiu fazer a solenidade mesmo com apenas dois vereadores presentes. O grupo de Sineia entendeu que, se participasse da posse, estaria concordando com o resultado da eleição do dia 18.

(Atualizada às 17:52hs)

Leia mais:
Câmara de Sinop: Sineia diz que sessão de posse é nula
Câmara de Sinop: Pedrinho diz que não houve demora em cumprir ordem do TJ
Nova eleição marcada para o dia 10; “posse” pode ser hoje
Presidente é notificado e nova eleição na Câmara de Sinop pode sair a qualquer momento
Presidente recorre ao STJ para não fazer nova eleição na Câmara de Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Servidora assume como secretária de Saúde em Lucas do Rio Verde

A secretaria municipal de Saúde de Lucas do Rio...

Deputados aprovam projeto do governo de MT que aumenta rigor nos presídios do estado

Em sessão ordinária nesta quarta-feira, os deputados estaduais de...

Sinop: licitação para asfaltamento em 14 bairros sai este mês

A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon,...
PUBLICIDADE