PUBLICIDADE

Câmara Sinop: nova eleição marcada para dia 10; “posse” por ser hoje

PUBLICIDADE

Está prevista para começar daqui a pouco, a partir das 09:00hs, a eleição da nova mesa diretora da câmara sinopense. Em meio a uma disputa jurídica, entre os vereadores da bancada de situação (PSDB,PTB,PFL ePP) e de oposição (PMDB e PPS), por dois cargos da mesa diretora (vice-presidência e primeira secretaria), ainda não está certo se vão ser empossados os vereadores eleitos no último dia 18, ou pode haver nova eleição ainda hoje. Ontem, o então presidente José Pedro Serafini (PMDB) marcou para o próximo dia 10 a eleição para cumprir a ordem do Tribunal de Justiça – que seja votada a chapa encabeçada pela vereadora Sineia Abreu (PSDB)- embora o desembargador Rubens Santos Filho tenha ordenado, desde o último dia 27, que a votação da chapa de Sineia ocorra “com urgência”.

A estratégia de Serafini, que luta para manter o resultado do dia 18, quando foi candidato individual a primeiro secretário e foi eleito (mesmo que ocorreu com Zuleica), é ganhar tempo porque. Na sexta-feira (27), conforme Só Notícias antecipou, ele ajuizou recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cassar a liminar do Tribunal de Justiça. A resposta ao mandado de segurança 12526 ainda não foi anunciada.
4 dias depois da notificação ter sido expedida – e no último dia de seu mandato como presidente- Serafini foi ao fórum para ser notificado afastando as conseqüências da lei em caso de descumprimento de ordem judicial.

O Tribunal de Justiça ordenou que a chapa União ( Sineia Abreu, presidente; Cleuza Navarini, vice; Gilson Oliveira, 1ºsecretário e Jorge Mullher, 2ºsecretário) seja colocada em votação por ter sido a única registrada no dia 18, quando ocorreu a eleição. O bloco de oposição decidiu não lançar chapa porque, como era previsto empate de 5 a 5, a vereadora Sineia Abreu (PSDB) garantiria, por ter maior idade, a eleição de todos os integrantes de sua chapa. Os vereadores do PMDB e PPS decidiram lançar candidaturas individuais aos cargos da mesa. No critério de idade, após votação empatada, Zuleica Mendes foi declarada eleita para vice-presidência e, José Pedro Serafini, para primeira secretaria. O TJ considerou que não foi correto o procedimento adotado por Serafini, que comandou a eleição e justificou estar embasado no regimento interno, e mandou fazer nova votação.

A Câmara de Sinop terminou 2006 com forte desgaste político devido a disputa pelos cargos da mesa diretora.

Leia também:
Presidente é notificado e nova eleição na Câmara de Sinop pode sair a qualquer momento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE