O secretário de Saúde de Alta Floresta, Robsom Valadão, pode assumir a pasta do Planejamento no segundo mandato da prefeita reeleita, Maria Izaura, a partir de janeiro. Valadão confirmou, ao Só Notícias, que está conversando com Izaura e está propenso a aceitar a nova missão. A prefeita já estaria conversando com o futuro secretário de Saúde, que, de acordo com uma fonte de Só Notícias, seria um experiente profissional da área.
Valadão ocupa o cargo desde 2005. Nesta semana, fez um balanço da sua gestão, para os membros do Conselho de Saúde destacando a implantação de três Programas de Saúde da Família (PSF), por exemplo, passando de 9 para 12, sendo 11 na sede do município e um na zona rural. O laboratório do Hospital Municipal Albert Sabin foi reformado com automatização de 80% dos exames de última geração. Robson também destacou o aumento do número de atendimentos nas unidades. Em 2005, foram 253 mil. Em 2008, foram 1,3 milhão. Aumentou de 15 para 25 veículos à serviço das unidades. O orçamento da secretaria passou dos R$ 7,9 milhões para R$ 15,6 milhões.
O secretário deixa planejado para 2009, com recursos garantidos, a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), exames preventivos de câncer de colo uterino no Hospital Municipal e, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Neste, serão feitos atendimentos de maior complexidade, como tratamento de canal, enquanto os consultórios nos PSF’s continuariam com o tratamento dental básico.
No programa de governo 2008-2012, ainda consta a compra de um mamógrafo para o Albert Sabin, implantação de Pronto Atendimento 24 horas, na policlínica e implantação de mais três PSF’s.