PUBLICIDADE

Leverger deve ser primeira cidade de Mato Grosso a ter nova eleição

PUBLICIDADE

Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros de Cuiabá) poderá ser o primeiro município a realizar nova eleição em 2009, caso o atual prefeito, Faustino Dias Neto (DEM), reeleito, não consiga reverter sua situação junto ao TRE/MT. Faustino teve se registro de candidatura cassado sob acusação de abuso de poder político e econômico, além de ter suas contas rejeitadas.

A decisão é decorrente da negação do juiz Lídio Modesto Filho, da 38ª Zona Eleitoral, à solicitação da segunda mais votada, Glorinha Garcia, que deseja ser diplomada com a cassação do primeiro colocado.

Em sua decisão, o magistrado acolheu a decisão do Código Eleitoral que determina nova eleição, quando houver cassação, e que o candidato mais votado tiver mais de 50% dos votos.

Com a decisão, a Justiça Eleitoral vai diplomar o presidente da Câmara, que é segundo na sucessão do Poder Executivo, já que com a cassação do registro de candidatura do candidato a prefeito, o vice também é cassado. Independente de quem ocupe a presidência Legislativo, esse será prefeito interino até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determine a realização de novas eleições o que deve legalmente acontecer entre 20 e 40 dias após o julgamento final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE