Os juízes e desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgam, hoje, em sessão ordinária, às 18h, 18 vereadores por infidelidade partidária. De Nova Mutum será julgado o vereador Vicente Paulino Barreiros, que saiu do DEM, foi para o PPS, e teve o mandato requerido pelo Ministério Público Eleitoral. O relator é o desembargador Manoel Ornellas de Almeida e não há indicativo do voto.
De Nova Mutum, já foram cassados três vereadores pela infidelidade partidária. Ontem, à noite, conforme Só Noticias já informou, foi o vereador Joaquim Diógenes Jacobsem, por ter trocado o PP pelo PR. O presidente da câmara, Unirio Schirmer (Ratinho), foi cassado no último dia 7 e recorreu ao TSE. José Alves de Oliveira foi cassado em julho e conseguiu liminar no supremo para se manter no cargo até o julgamento do mérito.
Também entraram na pauta de hoje, os vereadores: Ernane Jerônimo da Silva Filho, de Figueirópolis d’Oeste; Valtair Leopoldino Negris, de Reserva do Cabaçal; Clodoaldo Miranda da Cruz, de Vila Bela da Santíssima Trindade; Anésio José Hilário, de Jangada; José Aprígio de Morais, de Conquista d’Oeste; Elci Salete Tres, de Campos de Julio; Keith Olivetti dos Santos, de Novo Santo Antônio; Aníbal Lima Luz, de São José do Xingú, Joa José Porto dos Santos, de Canarana; Jarbas Ribeiro de Souza, de Cocalinho; Jazon de Souza Freitas Filho, de Luciara; Joana Tavares da Costa, de Novo Santo Antônio; Sebastião Teixeira de Matos, de Bom Jesus do Araguaia; Antônio de Assis Carneiro Sudário, de Serra Nova Dourada; Osvaldo Jesus Leite, de Nossa Senhora do Livramento; Claudionor de Assis Souza, de Alto Araguaia; e, Vera Maria Carvalho, de Santa Cruz do Xingú.
Com as três cassações de ontem, subiu para 185 o total de vereadores infiéis que já perderam os mandatos.