Aproximadamente 10% dos candidatos que concorreram a prefeito, vice e vereadores, nos municípios da 22ª Zona Eleitoral entregaram as prestações de contas até agora. Entre candidatos e comitês financeiros dos municípios de Sinop, Vera, Cláudia, União do Sul, Feliz Natal e Santa Carmem, mais de 400 balancetes devem ser entregues até a terça-feira da próxima semana. “Cerca de 40 candidatos a vereador prestaram as informações e a maioria é de Sinop e União do Sul”, disse, ao Só Notícias, o chefe do Cartório, Wedson Marques do Amaral.
Nos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã, que correspondem a 43ª Zona Eleitoral, também está abaixo do esperado. “É pequeno o volume de entrega dos balancetes”, informou uma servidora. Pelas duas cidades, concorreram mais de 139 candidatos a vereador (107 por Sorriso e 32 po Ubiratã), quatro a prefeito e mais quatro a vice.
Os eleitos e não eleitos devem apresentar as receitas e despesas feitas durante a campanha, bem como os documentos que comprovem os movimentos financeiros. Os dados devem ser inclusos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), encontrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devendo ser gravadas em arquivo gerado pelo sistema e apresentado ao Cartório.
Os que não fizerem ou terem contas reprovadas podem ser penalizados. Quem se elegeu corre o risco de não ser diplomado e ficar impedido de assumir. Os que não chegaram podem ser multados e o valor varia de acordo com a gravidade da irregularidade.